A internet é um vasto mundo cheio de oportunidades. Algumas empresas conseguem ganhar dinheiro fazendo muito pouco, enquanto outras lutam para decolar. No entanto, o marketing de afiliados para iniciantes em 2023 pode colocá-lo no caminho do sucesso.
O marketing de afiliados permite que os indivíduos se beneficiem das vendas de produtos e serviços sem ter que gastar nenhum dinheiro adiantado. Um editor simplesmente promove produtos entre seu público e ganha participação na receita quando compra algo por meio dos links desse afiliado.
Tornou-se um dos métodos de marketing mais populares para novos blogueiros ou empreendedores online (ou mesmo proprietários de empresas estabelecidas) que procuram estratégias fáceis de iniciar que os ajudem a aumentar seus rendimentos rapidamente. Com ótimas taxas de comissão, preços baixos de concorrência e sem necessidade de seus próprios produtos ou serviços, o marketing de afiliados é perfeito para praticamente todos – seja como um trabalho de tempo integral ou como trabalho paralelo.
Hoje, vamos mostrar os noções básicas de marketing de afiliados – seus benefícios, métodos de implementação, objetivos de negócios, ferramentas úteis e boas práticas para torná-lo um afiliado de sucesso.
Aperte o cinto, estamos começando agora mesmo!
Como funciona o marketing de afiliados?
Marketing de afiliados também é chamado de “marketing on-line baseado em desempenho“. Em outras palavras, você promove o produto ou serviço de outra pessoa e é pago pela geração de leads ou vendas.
Para ter sucesso como comerciante afiliado, você precisa ter pelo menos duas coisas: tráfego do público certo e produtos ou serviços de alta conversão que vendam bem para ele.
Quais são os benefícios? Você pode ganhar extra dinheiro apenas promovendo produtos de outras pessoas, sem realmente lidar diretamente com os vendedores. Este tipo de negócio também não exige muito investimento – tudo o que você realmente precisa é de um computador com conexão à internet.
E as desvantagens? Como comerciante afiliado, você precisará trabalhar duro e promover muitos produtos diferentes para ganhar um bom dinheiro. Além disso, existem muitos outros afiliados por aí promovendo esses mesmos produtos, gerando vendas de marketing de afiliados por meio de seus links pode ser muito competitivo.
Para saber mais, confira nosso artigo anterior detalhado sobre Como o marketing de afiliados funciona.
Como você pode ganhar com marketing de afiliados?
Vamos falar sobre algumas das maneiras mais comuns de ganhar dinheiro com marketing de afiliados.
O primeiro e muito popular método é promover produtos ou serviços em seu site, como já mencionamos acima. Esta opção exige mais trabalho de sua parte – criar conteúdo útil que envolva os visitantes e convertê-los em vendas leva tempo, mas é uma ótima estratégia de longo prazo para gerar renda estável por um longo período. Você também pode usar anúncios pagos para gerar leads ou tráfego direto, mas também não duram para sempre e, portanto, é necessária promoção constante (ou seja, pagar por mais anúncios) para manter bons resultados.
Outra maneira é se tornar um afiliado de produtos de outras pessoas – isso é algo que você pode fazer mesmo que seu site não seja lucrativo ou não gere muito tráfego. Você precisará encontrar algumas boas ofertas no mercado e se inscrever para ser seu afiliado, mas pelo menos não haverá nenhum risco de perder dinheiro que, de outra forma, precisaria investir antecipadamente.
Por que o marketing de afiliados é melhor do que outros tipos de monetização para blogs
O marketing de afiliados é um fluxo de renda passivo sólido
O marketing de afiliados consiste em enviar tráfego para os produtos ou serviços de uma empresa e ser pago se as pessoas comprarem algo deles. Isso permite que um afiliado ganhe dinheiro com vendas, mesmo sem ter seus próprios produtos. E, ao contrário de simplesmente vender seu próprio produto ou investir em um modelo de negócios existente para ganhar dinheiro com isso, o marketing de afiliados, na verdade, tem poucas barreiras de entrada.
O marketing de afiliados não é apenas um ganho único, mas sim um fluxo de renda passiva sólida.
Pode-se gastar apenas algumas horas por semana e ainda ganhar dinheiro.
O marketing de afiliados também facilita a expansão dos negócios:
Se você é um comerciante afiliado que obtém vendas consistentes todos os meses de suas fontes de tráfego, então as pessoas devem gastar dinheiro em tudo o que você está promovendo – então por que não promover mais do mesmo?
É uma das maneiras mais fáceis de monetizar um blog sem ter que escrever conteúdo
Esta é uma oportunidade que você não pode perder.
O marketing de afiliados também é uma das maneiras mais fáceis de monetizar um blog sem ter que escrever conteúdo. Abre um mundo totalmente novo para blogueiros e empreendedores online que não são escritores ou não querem gastar seu tempo criando muito conteúdo. Escusado será dizer que a criação de conteúdo costuma ser o aspecto mais problemático para os blogueiros e pode fazer ou destruir o sucesso de seus blogs.
Um dos maiores benefícios do marketing de afiliados é que ele pode gerar renda mesmo que seu blog não tenha muito tráfego. Na verdade, contanto que você resolva os problemas do seu público e saiba como se promover de maneira eficaz, qualquer pessoa poderá ganhar dinheiro com atividades de marketing de afiliados em seu blog.
Você não precisa investir em nada antecipadamente – você só precisa de um site e um link.
Ao contrário de outras oportunidades de negócios, o marketing de afiliados é praticamente gratuito para você começar.
Tudo o que é necessário é um site e um link para o produto ou serviço que você está promovendo. E a melhor parte do marketing de afiliados? Você nem precisa investir em nada antecipadamente: nenhum produto ou serviço próprio, nenhum orçamento de marketing, nenhuma equipe, etc.
Tudo que você precisa fazer é se inscrever em uma rede de afiliados e começar ganhar comissão sobre tudo o que você deseja promover. A única coisa que o marketing de afiliados exige é que você possa resolver os problemas do seu público.
Isso o torna a oportunidade perfeita para blogueiros e empreendedores online que não têm uma marca ou produto para promover gerarem receita com seu conteúdo em 2023.
Existem muitos programas de afiliados para blogueiros, então é fácil encontrar um que atenda às suas necessidades
Outra razão pela qual o marketing de afiliados é tão popular entre blogueiros e empreendedores online? Existem muitos programas para escolher para ajudá-lo a começar, por isso é simples descobrir um que combine bem com os tópicos de seu interesse.
Por exemplo, se você tem um blog ou site sobre moda, provavelmente há centenas de empresas dispostas a pagar comissões elevadas pelo tráfego enviado para elas. Tudo o que eles pedem em troca é uma avaliação honesta de quaisquer produtos ou serviços que oferecem, sem compromisso. Isso equivale basicamente a dinheiro grátis para comerciantes afiliados que já sabem como gerar vendas a partir de conteúdo de forma eficaz, já que você pode ganhar uma renda passiva simplesmente escrevendo posts patrocinados (ou até mesmo linkando para outra coisa).
Você pode ingressar em redes de afiliados ou verificar se uma marca com a qual gostaria de trabalhar oferece diretamente seu próprio programa de afiliados.
Você não está limitado pelo tipo de produto que pode promover – qualquer um servirá, desde que tenha potencial de comissão
Uma das melhores coisas sobre o marketing de afiliados é que você não está limitado pelo tipo de produtos ou serviços que pode escolher promover. Desde que seja algo pelo qual alguém esteja disposto a pagar, provavelmente já existem empresas dispostas a pagar comissões através de programas de afiliados para a promoção dos seus produtos ou serviços.
Por exemplo, não há problema se você tiver um blog sobre golfe. Provavelmente, existem várias marcas que ficarão felizes em pagar taxas de comissão em troca de links para seus sites e tráfego enviado para eles. Não importa se eles vendem roupas, acessórios, alimentos ou até mesmo downloads digitais como e-books – tudo o que importa é que as pessoas estejam dispostas a gastar dinheiro em quaisquer itens específicos que você queira promover.
Você não precisa de nenhuma experiência anterior, habilidades ou estar constantemente online para ter sucesso no marketing de afiliados
O marketing de afiliados também é perfeito para blogueiros que desejam lucrar com seu conteúdo, mas não querem o incômodo de ter que manter um blog o dia todo.
Ao contrário dos blogs, o marketing de afiliados não exige que você esteja online a qualquer momento ou publique novos artigos em seu site todos os dias. Trata-se simplesmente de promover produtos e serviços que já existem, sem a necessidade de competências existentes. Tudo o que importa é que você consiga escrever bem o suficiente para que as pessoas realmente queiram ler o que você publica em seu site (ou onde quer que você esteja promovendo). Contanto que o seu público confie no que você está dizendo, as taxas de comissão começarão a aumentar em breve.
Outra razão pela qual o marketing de afiliados é perfeito para blogueiros que desejam ganhar dinheiro online, mas não têm conhecimento de tecnologia o suficiente para acompanhar as tendências dos blogs? Você nem precisa de nenhuma experiência ou habilidade anterior para ter sucesso nisso. É definitivamente uma das maneiras mais fáceis de gerar receita com seu blog, site e/ou canais de mídia social, especialmente se você for bom em ter ideias criativas que resolvam os problemas das pessoas (e estiver disposto a trabalhar duro na promoção de produtos).
Você pode até fazer tudo em meio período enquanto trabalha em outro emprego durante o dia, então basicamente não há limite de quanto você pode ganhar!
Marketing de afiliados versus outros tipos de monetização
Comparar o marketing de afiliados com outros tipos de monetização (como banners ou marketing por e-mail) é como comparar maçãs e laranjas – todos eles são ótimos em suas próprias maneiras, mas não funcionam exatamente da mesma maneira. mesmas maneiras.
Marketing de afiliados versus marketing por e-mail
O marketing de afiliados é muito semelhante a e-mail marketing quando se trata do processo de vendas, mas existem algumas diferenças importantes que separam os dois métodos. Marketing de afiliados significa promover produtos e serviços que já existem para gerar comissão por seus esforços, em vez de você mesmo criar ofertas e direcionar as pessoas para elas.
O marketing por e-mail, por outro lado, dá acesso direto ao alvo clientes existentes por meio de suas caixas de entrada, mas os afiliados não têm nenhum controle sobre o que estão promovendo ou o tipo de conteúdo que enviam. O marketing de afiliados pode, portanto, ser preferível, pois é mais como um investimento de tempo e esforço em algo que você conhece e tem grande interesse.
Marketing de afiliados versus anúncios de banner
Os banners são uma ótima maneira de promover produtos ou serviços, mas são um dos piores métodos de monetizar um blog ou site, especialmente se você tiver apenas alguns leitores fiéis.
Por exemplo, você pode ficar entusiasmado ao configurar uma campanha publicitária pela primeira vez e parecer que o tráfego já está chegando. No entanto, a verdade é que a maioria desses cliques estará vazia (o que significa que provavelmente foram feitos por bots ou pessoas que tiveram nenhum interesse no assunto de sua oferta) e dificilmente algum deles se transformará em vendas reais.
Já o marketing de afiliados dá acesso a um público-alvo, uma vez que as pessoas já manifestaram interesse no que estão clicando e, como resultado, esperam algum tipo de mensagem ou conteúdo que as ajude a resolver seus problemas.
Marketing de afiliados versus páginas de comparação
O marketing de afiliados não tem nada em comum com as páginas de comparação, pois trata simplesmente de promover produtos e serviços já existentes para gerar renda.
A primeira é uma ótima maneira de apresentar várias ofertas ao mesmo tempo, porque os comerciantes afiliados não estão limitados quando se trata do que podem promover ou de quantos lugares diferentes seus links podem aparecer, tornando-se uma das maneiras mais fáceis de monetizar um blog ou site existente. .
Os sites de comparação, no entanto, geralmente exigem tempo gasto na busca de ofertas disponíveis que se encaixem no seu nicho. Estas ofertas também devem ser apresentadas no mesmo local, ou seja, lado a lado, onde podem ser diretamente comparadas por um leitor que queira escolher a melhor opção disponível para si.
Marketing de afiliados versus postagens patrocinadas
Essas duas estratégias não são iguais – uma postagem patrocinada é um artigo ou vídeo que você mesmo cria, mas outra pessoa paga para publicá-lo em seu site (ou canal). É uma ótima maneira de promover seus produtos e serviços e, ao mesmo tempo, oferecer algo de valor às pessoas que já manifestaram interesse no que estão promovendo, além de poder gerar algum dinheiro extra sem muito trabalho envolvido.
Por outro lado, o marketing de afiliados envolve a criação de postagens em blogs e vídeos sobre produtos e serviços oferecidos por outras empresas. Como tal, requer uma pesquisa aprofundada sobre as diferentes ofertas antes de selecionar aquela que melhor se adapta aos desejos e necessidades do seu público, porque não haverá margem para erros quando se trata de direcionar o tráfego para a empresa vendedora, nem ao escrever conteúdo que não seja apenas valioso, mas também relacionado ao que as pessoas clicarão. Embora terceiros possam não pagar por essas postagens promocionais, você recebe algo melhor do que isso – taxas de comissão.
O marketing de afiliados pode, portanto, ser mais lucrativo, pois você pode ganhar uma comissão recorrente que pode ser algumas vezes maior do que a taxa única recebida pela publicação de uma postagem patrocinada.
Marketing de afiliados versus avaliações pagas
Avaliações pagas e marketing de afiliados são duas coisas completamente diferentes – uma é usada como ferramenta de promoção, enquanto a outra dá aos profissionais de marketing acesso a clientes em potencial em troca de escrever ou criar conteúdo que seja ambos de alta qualidade e convincente.
Avaliações pagas envolvem encontrar produtos ou serviços dos quais você acha que seu público se beneficiaria e, em seguida, escrever artigos detalhados ou fazer vídeos sobre eles após receber uma cópia antecipada do produto em si ou o dinheiro para comprá-lo sem compromisso. Isso pode levar horas e horas, dependendo de quanta pesquisa precisa ser feita e do que deve ser dito na revisão – em última análise, trata-se de convencer seus leitores de que eles devem se preocupar e comprar qualquer produto ou serviço sobre o qual você está escrevendo ou falando. .
Você pode combinar o marketing de afiliados com outras atividades de marketing?
O marketing de afiliados pode funcionar em perfeita harmonia e sinergia com outros tipos de monetização.
Por exemplo, se você já gera receita com seu site com veiculações de anúncios, o marketing de afiliados pode ajudá-lo a aumentar ainda mais esses ganhos.
Por outro lado, existem blogueiros que não têm site próprio, mas ainda querem ganhar dinheiro online. Se este for o seu caso, mas você nunca tentou monetizar um blog antes, é definitivamente uma opção melhor do que postagens pagas ou banners. Você não gastará tempo e dinheiro na criação de conteúdo que pode nem mesmo agradar ao seu público, ao mesmo tempo que desperdiça espaço valioso na tela em anúncios. Em vez disso, você pode ingressar em um programa de afiliados e ganhar um fluxo constante de comissões com mais rapidez e facilidade.
Exemplos de empresas que usam marketing de afiliados
Muitas empresas em todo o mundo dependem do marketing de afiliados para gerar tráfego, interesse e receita extras. Você sabe quais empresas usam extensivamente o marketing de afiliados?
Marketplaces
Amazon, eBay e outros mercados semelhantes estão cheios de comerciantes afiliados que têm como objetivo encontrar as melhores ofertas em cada plataforma. A única diferença entre um ‘afiliado’ conectado a um marketplace e qualquer outro sem essa conexão é que o primeiro fez acordos com essa plataforma antes de postar sobre algo que encontrou em seu site ou canal no YouTube. Esses tipos de afiliados também podem ser pagos vinculando itens específicos de artigos em outros sites, o que significa maiores conversões para todos os envolvidos.
Existem milhares de pessoas que vendem produtos online e dependem fortemente de plataformas de mercado para vender mais produtos. O que você precisa entender é que a única razão pela qual eles estão fazendo isso é para ganhar dinheiro, e se você puder ajudá-los a fazer isso, você também será pago por seus esforços. Esse tipo de marketing de afiliados também não é muito exigente: basta se cadastrar em um marketplace, encontrar produtos que tenham relação com o que você já fala no seu blog e começar a ganhar.
Sites de comércio eletrônico
Não apenas os grandes mercados investem em marketing de afiliados, mas também as empresas individuais de comércio eletrônico muitas vezes decidem seguir esse caminho.
Se você sabe o que seu público está procurando, não é muito difícil ganhar dinheiro contando-lhes sobre produtos ou serviços nos quais eles possam estar interessados. Muitas dessas empresas também fornecerão cupons e outros incentivos se você recomendar sua loja ou produtos, e estes podem definitivamente se transformar em pequenos pagamentos de ‘bônus’.
Se você tem um blog ou site menor, há muitas empresas de comércio eletrônico que pagarão para você escrever sobre seus produtos. O mesmo se aplica se eles próprios usarem o marketing de afiliados, por isso é fácil para eles encontrar pessoas que sabem do que estão falando quando se trata de vender produtos ou serviços online.
As empresas de comércio eletrônico estão sempre procurando maneiras de atrair mais clientes, o que significa que geralmente estão dispostas a pagar qualquer pessoa que possa ajudá-las a fazer exatamente isso. Tudo o que você precisa fazer é encontrar um site de comércio eletrônico, inscrever-se como afiliado (ou enviar uma mensagem diretamente para perguntar se eles possuem esse programa) e começar a escrever sobre seus produtos para ganhar comissão sobre as vendas.
Exemplos: Yves Rocher, Everything5Pounds
Hospedagem de sites
Se você é blogueiro ou proprietário de um site, há uma boa chance de já ter ouvido falar de serviços de hospedagem. São empresas que permitem que as pessoas criem seus próprios sites, não importa o tipo (por exemplo, empresas, blogs). Uma coisa que muitos sites de hospedagem fazem é fornecer programas de afiliados para qualquer pessoa que indique clientes em potencial para eles.
Encontrar uma empresa de hospedagem de blogs que pague afiliados é muito fácil: basta procurar empresas que oferecem programas de afiliados, inscrever-se como afiliado e começar a promover seus serviços. Se você deseja se inscrever em um desses tipos de empresas, é importante que elas já existam há algum tempo e sejam confiáveis, ou você poderá encontrar problemas ao receber seu pagamentos de afiliados.
Como hoje em dia existem tantas pessoas administrando seus próprios sites, não é muito difícil começar a ganhar dinheiro promovendo serviços de hospedagem para blogueiros e proprietários de sites. Esta também é uma área onde você pode realmente se destacar da concorrência devido à popularidade desse método específico na comunidade de blogs.
Exemplos: GoDaddy, Bluehost, Hostgator
Negócios e ferramentas SaaS
Outro tipo de programa de afiliados extremamente comum hoje em dia são aqueles administrados por empresas SaaS.
Se você tem um site ou outra plataforma onde as pessoas podem encontrar mais informações sobre o que você faz, é muito simples começar a ser pago por seus esforços, promovendo várias ferramentas e serviços online neles.
As empresas SaaS estão sempre em busca de novas pessoas para promover seus produtos ou serviços. Se você é um blogueiro, comerciante afiliado ou proprietário de uma empresa, promover esses tipos de empresas geralmente é muito fácil. Isso ocorre simplesmente porque existem muitas ferramentas e serviços diferentes disponíveis na Internet para ajudá-lo a aproveitar melhor seus esforços online.
Realmente não importa se você está promovendo um blog, um afiliado ou uma ferramenta de criação de sites – o mais importante é que existem empresas por aí que querem pagar se seus serviços ajudarem você a ganhar dinheiro. Portanto, reserve um tempo para encontrar empresas SaaS em seu nicho e só então inscreva-se como afiliado para começar a ganhar dinheiro.
Exemplos: LiveAgent, Hootsuite, Typeform
Como iniciar o marketing de afiliados?
Decida que tipo de produto você deseja promover
Encontrar o seu nicho de mercado e os produtos que você se sente confortável em promover é crucial para o seu sucesso. As pessoas não querem se envolver com conteúdo que não seja confiável ou verossímil; portanto, se você não acredita nos produtos ou serviços que promove como afiliado, seu público notará e essa atividade pode não ser tão lucrativa para você quanto você esperaríamos.
Conclui-se que o mais importante a fazer é primeiro decidir que tipo de produtos você deseja promover. Se você é um blogueiro, proprietário de um site ou comerciante afiliado, existem dois tipos principais de produtos ou serviços que ajudarão sua empresa: itens físicos e produtos digitais.
Escolher um produto físico geralmente será muito mais fácil para iniciantes. Você provavelmente já tem pelo menos uma área de interesse, então basta escolher algo relacionado a esses tópicos.
Por exemplo, se você adora ioga, promover cursos de ginástica ou até mesmo algo mais geral, como lanches saudáveis, funcionará muito bem para o seu marketing de afiliados.
Se você é proprietário de um site ou blogueiro, os produtos digitais podem ser sua melhor aposta. Isso inclui desde software a cursos online, e-books e até serviços de hospedagem na web. Esses itens não são apenas relevantes, mas também podem gerar altas conversões e baixos reembolsos.
Depois de decidir que tipo de produto ou serviço promover, é hora de passar para o número 2.
Descubra quem é seu público perfeito
A próxima etapa é encontrar seu público perfeito. E é aqui que você deve responder a algumas perguntas:
- Onde eles ficam online?
- Que outros programas de afiliados eles usaram no passado?
- Quem são seus blogueiros, vloggers ou proprietários de sites favoritos (se você estiver promovendo um produto físico)?
Se você identificar seu público com precisão, terá mais sucesso ao vender sua oferta de afiliado a eles. Reconhecer suas necessidades, exigências e expectativas o ajudará a restringir sua oferta e como você a anuncia. Isso o ajudará a apresentar sua oferta de afiliado da melhor maneira possível ao seu público, para que eles realmente queiram comprar produtos dela.
Quanto mais você souber sobre o seu público, mais fácil será identificá-lo e convertê-lo. Responder às perguntas mencionadas também pode ajudá-lo a decidir que tipo de produto provavelmente funcionaria melhor para aquele mercado específico.
Depois de saber onde seus clientes potenciais estão presentes e ativos, bem como que tipo de mensagem provavelmente os atrairá mais, você estará pronto para passar para a próxima etapa.
Encontre empresas que administram programas de marketing de afiliados
Now you know what you want to promote and who your target group is, it’s high time for you to proceed to find some particular affiliate programs that would be of your interest.
Encontrar programas afiliados para promover é bastante fácil – tudo que você precisa a fazer é digitar algumas palavras-chave no Google e passar o tempo olhando os resultados da pesquisa.
Você pode tentar as palavras-chave:
programa de afiliados + nome do produto/categoria que você deseja promover
programa de marketing de afiliados + nome da marca/setor (caso queira promover vários produtos/serviços da mesma empresa/no mesmo setor)
programas de afiliados populares ou de nicho (quem sabe você se inspirará?)
Você descobrirá que existem muitos sites por aí que já compilaram listas de empresas que realizam campanhas populares de marketing de afiliados, então vá e confira também.
Em seguida, você deve entrar em contato com a empresa escolhida e se inscrever para ser um de seus afiliados. Alguns desses programas de marketing de afiliados exigem apenas que você envie uma mensagem ou um formulário de inscrição, mas para outros, você precisará enviar um vídeo e enviá-lo ou até mesmo participar de uma série de entrevistas. Cada empresa pode ter suas próprias necessidades individuais.
Crie uma estratégia de marketing de afiliados para suas próprias atividades
O marketing de afiliados sem uma estratégia é como tricotar um gorro com um fio fino – você pode fazer isso, mas por que faria isso se existe lã (uma estratégia) para ajudar a tornar tudo mais fácil, rápido e melhor? em>
Você, portanto, precisa criar uma estratégia, que deve incluir:
criação de conteúdo
canais promocionais
mensagens
sua oferta de marketing de afiliados
Abordaremos cada um desses aspectos das estratégias de marketing de afiliados em detalhes abaixo.
Criação de conteúdo
Criação de conteúdo é crucial para sua estratégia de marketing de afiliados, pois é improvável que as pessoas encontrem sua oferta sem ela.
Seu primeiro passo na criação de conteúdo deve ser saber que tipo de postagem de blog funcionará para você.
Aqui estão apenas algumas formas de conteúdo que você pode aproveitar em sua estratégia de marketing de afiliados:
postagens de blog – certifique-se de ter pelo menos uma sobre cada um dos seus tópicos mais populares e, em seguida, crie links para elas de todas as outras formas de conteúdo para que os leitores não as percam
guias – listas de dicas e truques, pequenos e-books ou qualquer outro recurso para ajudar seu público a resolver problemas comuns que possam estar enfrentando
postagens de instruções – são ótimas para empresas que têm seus próprios guias de instruções em seus sites, pois você pode criar conteúdo combinando o que elas já têm com suas dicas adicionais
resenhas – de qualquer coisa, desde um livro que você leu recentemente até uma bolsa que chamou sua atenção
entrevistas – são ótimas para criando conteúdo se houver alguém cujos insights e conhecimento sobre o tópico de interesse possam ser valiosos para seu grupo-alvo ou se tiver uma história interessante por trás de seu sucesso
infográficos – se você for inteligente e criativo o suficiente, um infográfico pode ser uma ótima ideia, desde que seja fácil de entender e tenha boa aparência
estudos de caso – são muito úteis para o seu público, pois eles podem ver exemplos reais de como seu produto ou serviço já ajudou outra pessoa
white papers – para se posicionar como um especialista e educar seu público
vídeos – existem inúmeras maneiras de criar vídeos, mas alguns métodos rápidos que não exigem nenhuma habilidade adicional são apenas gravar screencasts durante chamadas (o que a maioria das pessoas prefere de qualquer maneira) ou ir com webinars pré-gravados ou ao vivo.
páginas de destino – você pode criar páginas de destino otimizadas para diferentes links afiliados, o que significa que para cada um de seus links afiliados você pode configurar uma página de destino que os contenha e que seja perfeitamente elaborada para o seu público
É aqui que o único limite é a sua própria criatividade. Com a parte de criação de conteúdo da sua estratégia concluída, vamos passar para os canais promocionais
Canais promocionais
Depois de definir uma estratégia, é hora de transformar todo esse conteúdo em canais promocionais. Para des descobrir como você alcançará seu público, é bom começar a fazer uma lista de todos os meios possíveis e decidir quais funcionam melhor para você e caber no seu orçamento de marketing.
Aqui estão alguns canais promocionais que você pode usar em sua estratégia de marketing de afiliados:
mídia social – Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, etc. são ótimos, especialmente se você estiver nos nichos de moda ou beleza, e para começar, não há problema em apenas compartilhar postagens nas plataformas que você normalmente usa para fins pessoais, desde que sejam relevantes para o seu público-alvo público
comentários do blog – pesquise blogs do seu nicho ou áreas relacionadas e deixe comentários relevantes com links apontando para o seu conteúdo
Slideshare – crie uma apresentação aqui e publique-a junto com links para outras formas de conteúdo
diretórios de artigos – publique seu conteúdo com títulos diferentes e crie links para outros formatos
diretórios de infográficos – envie infográficos com links para cada parte ou recurso dentro
participação em fóruns – participe de fóruns do seu nicho e deixe comentários perspicazes em postagens relacionadas ao seu negócio, mas certifique-se de não enviar spam
sites de envio de vídeos – é melhor criar vídeos exclusivos para cada um desses canais, mas você também pode enviar um vídeo de retargeting ou explicativo, desde que as miniaturas sejam atraentes e contenham links. dentro deles
comunicados à imprensa – escreva um sobre você, você é um afiliado, então o tópico é relevante
entrevistas em vídeo – peça a influenciadores do seu nicho para uma entrevista em vídeo com links para todo o seu conteúdo incluído
postagens de convidados – escreva postagens de convidados em outros blogs do seu setor ou relacionados e inclua links de cada parte
marketing por e-mail – se você tiver um banco de dados de outras atividades de marketing (por exemplo, você criou um e-book relevante que as pessoas baixaram), então você poderá, ao receber permissão, usá-lo para promover sua oferta de afiliado nos endereços contidos em
anúncios pagos – ótimo se você já conhece seu público-alvo e sabe no que ele está interessado, para ter certeza de que a promoção direta para ele será eficaz
construção de lista – construir sua própria lista de assinantes e compradores, em vez de depender do tráfego gratuito do Google, apresenta uma grande oportunidade para marketing de afiliados, desde que o conteúdo seja relevante o suficiente e você não venda é muito difícil ou oferece descontos imediatamente, já que essas duas coisas provavelmente os desativam, em vez de fazer com que as pessoas voltem para aprender algo novo a cada e-mail que você envia.
prova social – dê mensagens nas redes sociais quando necessário, por exemplo, se você tiver depoimentos sobre a qualidade de seus produtos/serviços ou compartilhar estudos de caso que mostram pessoas que os utilizam com sucesso com links relevantes
Mensagens
Claro, você deve trabalhar na mensagem que será recebida pelo seu público. Você não quer parecer spam ou agressivo, pois esta é sua chance de mostrar o quanto você sabe sobre os problemas deles e que é a pessoa certa para resolvê-los.
Aqui é tudo uma questão de contar histórias – fale sobre por que demorou tanto para esse produto ou serviço ser criado, quem está por trás dele, como ele já ajudou outras pessoas e quais benefícios seu público obterá ao comprá-lo ou usá-lo.
Observe que algumas das coisas que mencionamos aqui podem não funcionar em determinados canais, portanto, certifique-se de realizar sua própria pesquisa completa antes de mergulhar de cabeça. Desta forma, você evitará problemas futuros com a plataforma que utiliza.
Você precisa ter cuidado especial com o seguinte: mídias sociais, fóruns e diretórios de artigos. O Google provavelmente não gostará de você em termos de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) se você envia spam de links em todos os lugares, portanto, certifique-se de que haja um fluxo natural para seu conteúdo.
Além disso, sempre peça feedback – solicite avaliações de seus clientes, é claro, mas certifique-se de fazê-lo de uma forma que faça sentido para ambas as partes. Os clientes realmente gostam de ser questionados educadamente, em vez de apenas esperar que deixem um comentário após fazer um pedido. Essas avaliações também podem ser usadas como prova social posteriormente.
Escusado será dizer que é uma boa prática agradecer aos seus clientes por fornecerem seus comentários, e você pode optar por dar-lhes incentivos extras para fazê-lo, para incentivá-los a comprar de você e deixar mais comentários no futuro.
Sua oferta de marketing de afiliados
Você já sabe o que vai promover por meio do marketing de afiliados, mas é crucial ter certeza de que é algo que seu público achará valioso.
Não inclua apenas uma descrição aleatória do produto – mostre a diferença entre as várias opções e por que a sua é melhor. Você também pode adicionar bônus adicionais que não vêm com a oferta padrão se quiser incentivar os clientes a escolher uma opção específica.
Se você estiver promovendo um serviço em vez de um produto real, mencione que tipo de resultados os usuários podem esperar alcançar com ele. Melhor ainda se você tiver alguma história de sucesso que mostre como funcionou bem para outras pessoas no passado. Você também pode adicionar algumas isenções de responsabilidade sobre possíveis dificuldades ou obstáculos para que seu público não desanime se tiver algum problema ao usar o serviço pela primeira vez.
Se você estiver vendendo um produto físico, inclua sua aparência. Você também pode dar aos potenciais compradores uma ideia do tamanho, peso ou quaisquer outras características do produto. Você também deve incluir fotos e vídeos do produto sempre que possível para fazer isso. É muito mais provável que você faça vendas se as pessoas puderem ver sua oferta de afiliado por si mesmas, certo?
Depois de realizar toda essa pesquisa e garantir que tudo está perfeito, é hora de se promover. Você precisa se conectar com as pessoas – você não está apenas comprando espaço para exibir um anúncio aqui, mas precisa entrar em contato com pessoas reais para que possam ver sua oferta e escolhê-la. Você também deve ser capaz de responder a quaisquer perguntas que as pessoas possam ter sobre o produto ou serviço.
Certifique-se de incluir todas as informações essenciais aqui – o que você está vendendo e por que as pessoas deveriam optar por comprar de você em vez de qualquer outra pessoa. Você também precisa incluir seus dados de contato para que as pessoas possam facilmente entrar em contato com você com essas perguntas.
Esta é a parte em que a maioria dos iniciantes falha porque simplesmente há muito para aprender. Pode parecer muito trabalhoso, mas com certeza valerá a pena se for bem feito.
Seja paciente – pode levar algum tempo para ver os resultados desejados
Você tem uma oferta incrível e ótimo conteúdo, mas as vendas ainda não estão fluindo? Seja paciente, amigo. Pode levar algum tempo para ver os resultados que você procura, mas se tudo tiver sido feito corretamente seguindo as dicas anteriores, seus esforços certamente serão recompensados.
Você só precisa ser consistente com seu trabalho e permanecer persistente. É difícil no começo se você fizer poucas ou nenhuma conversão, mas acredite que a espera valerá a pena. Em breve, você verá os resultados de seus esforços e aproveitará seu trabalho mais do que nunca. Basta um pouco de paciência e trabalho duro, e não foi isso que todos aprendemos quando crianças?
Você precisa ser paciente ao fazer marketing de afiliados. Pode levar algum tempo até que as pessoas percebam seu conteúdo e se inscrevam, quanto mais comprem de seus links. Portanto, não desanime se não obtiver resultados após as primeiras semanas ou meses de trabalho consistente – continue assim, porque seu compromisso será recompensado no final.
Implementação de marketing de afiliados
Aqui vamos nós: você sabe o que fazer agora, mas como fazer é uma história totalmente diferente.
Escolha as principais plataformas de mídia social para seu marketing de afiliados
Em primeiro lugar, você precisa escolha plataformas de mídia social que sejam relevantes para o seu público. Você não pode esperar que todos sigam você em todas as plataformas – tente focar nas principais, como Facebook ou Twitter, se elas forem populares entre o seu público-alvo. Se houver uma comunidade grande o suficiente em torno de um tópico específico (por exemplo, veganismo), junte-se a ela. Também precisa haver uma maneira fácil de colocar links para que as pessoas não tenham dificuldade em segui-lo.
Mais uma vez, a paciência também valerá a pena aqui, porque levará algum tempo até que você construa uma base forte de seguidores em diferentes plataformas de mídia social. Isso não acontecerá da noite para o dia, mas contanto que você continue trabalhando nisso, os resultados virão.
Escolha um nicho e um tópico
Se você deseja iniciar o marketing de afiliados, é melhor escolha um nicho e um tópico que seja relevante para o seu público. Você pode ter algo completamente diferente em mente, mas pense com sabedoria porque este será o lugar de onde virá a maioria dos visitantes. Também ajudaria fazer algumas pesquisas sobre o que as pessoas estão pesquisando on-line sobre esse tópico, então tente verificar o Google Keyword Planner ou o KWFinder. Dessa forma, você saberá exatamente quantas pesquisas por mês existem para determinadas palavras-chave (relacionadas ao tópico em si ou à sua popularidade), o que pode lhe dar uma ideia sobre quais postagens de blog ou produtos podem funcionar bem.
Realmente não importa se é um blog, um canal no YouTube ou um site de comércio eletrônico – você só precisa escolher algo que interesse a você e ao seu público e começar a trabalhar nisso depois de pensar um pouco sobre o assunto. . O que as pessoas achariam útil? O que você pode fazer melhor do que qualquer outra pessoa online?
Isso é especialmente importante para iniciantes, pois pode ser difícil pensar fora da caixa e criar algo completamente novo. Sugerimos começar escolhendo um nicho ou tópico no qual você já esteja interessado, pois isso tornará muito mais fácil investir todo o seu tempo, esforço e paixão na criação de ótimo conteúdo em torno dele.
Selecione os produtos que deseja promover
Depois de encontrar o(s) tema(s) de sua preferência, é hora de escolher os produtos. É aqui que o marketing de afiliados fica realmente divertido! Você ganha uma comissão por cada venda que realiza, então tudo o que você precisa fazer é encontrar produtos relacionados ao nicho ou tópico escolhido e incentivar clientes em potencial a comprá-los. Isso pode ser muito fácil se você mesmo adorar o produto. Verifique também os acordos legais – confirme se você está legalmente obrigado a comercializar determinados produtos.
Pode levar algum tempo para construir uma reputação e ganhar a confiança entre seu grupo-alvo, então continue assim e seja honesto: uma avaliação falsa pode levar a algumas vendas, mas não à repetição do costume. Promover produtos é a melhor maneira de começar com o marketing de afiliados, pois dessa forma você pode ser pago simplesmente por contar às pessoas com entusiasmo sobre produtos que você considera úteis.
Produtos físicos x produtos digitais x serviços
Existem três tipos principais de produtos que você pode promover como afiliado: produtos físicos, produtos de informação e serviços. Cada um tem seus benefícios – por exemplo, os produtos digitais não precisam ser enviados, pois são entregues eletronicamente imediatamente após a compra ser feita. Isso os torna perfeitos se o seu nicho ou tópico tiver a ver com e-learning, treinamento ou qualquer outro tipo de educação.
Os produtos físicos geralmente são itens da vida real que você pode enviar (ou entregar você mesmo) depois de vendidos – roupas, produtos de beleza e até alimentos se enquadram nessa categoria.
Os serviços incluem massagens/tratamentos de spa, treinamento pessoal e outros tipos de atividades semelhantes, bem como ferramentas on-line ou assinaturas que são vendidas continuamente.
Depende de você qual funciona melhor para o seu nicho ou tópico, então pense bem. Você sempre pode testar produtos diferentes no início e, depois de encontrar algo que funcione bem (e ofereça uma boa taxa de comissão), persista até que algo melhor apareça.
Pesquise outros canais
Marketplaces afiliados
Se você está realmente lutando para criar ótimos produtos afiliados que sejam relevantes para o seu nicho ou tópico, talvez um mercado online seja a melhor opção. Eles geralmente permitem uma pesquisa e navegação fáceis por diferentes ofertas, então definitivamente vale a pena considerá-los.
Verifique sua concorrência
Algo que o ajudará a começar com o marketing de afiliados é verificar o que outras pessoas estão fazendo. Isso permitirá que você aprenda com seus erros e acertos, o que nunca pode ser uma coisa ruim. Existem diferentes maneiras de fazer isso, e a mais fácil provavelmente é usar Google Search Console. Você verá aqui quantos backlinks existem para determinadas páginas do seu site ou blog, o que pode lhe dar uma ideia sobre quem mais está promovendo produtos semelhantes online. Dessa forma, é mais fácil encontrar os anúncios afiliados dos seus concorrentes (e juntar-se a eles, se quiser) sem ter que pesquisar manualmente em sites ou blogs.
Termos de pesquisa
A próxima etapa depois de encontrar os anúncios afiliados de seus concorrentes é descobrir os termos de pesquisa mais populares usados em seu nicho ou tópico. Isso permitirá que você crie um ótimo conteúdo que as pessoas estão realmente procurando. Você pode acessar o Planejador de palavras-chave do Google e digitar algumas ideias relacionadas ao seu tópico, e isso mostrará quais tipos de pesquisas são mais populares e quantas vezes elas são feitas mensalmente (além de outros detalhes úteis).
Dessa forma, quando alguém digita uma dessas frases, é mais provável que encontre algo relevante em seu blog ou site. Depois, trata-se de saber onde seria o melhor lugar para colocar um anúncio em seu conteúdo, para que as pessoas o vejam quando lerem os termos de pesquisa que as levam à sua página.
Tipos de programas de marketing de afiliados
Programas de marketing de afiliados com altos salários
Uma das coisas mais importantes que você precisa considerar ao se inscrever em um programa de afiliados é se ele paga ou não uma taxa de comissão decente. Se não há como ganhar dinheiro promovendo os produtos de uma determinada empresa, então por que se preocupar em se envolver?
Os programas de afiliados com altos salários são os mais atraentes aos olhos dos afiliados. Os produtos que eles promovem são normalmente de alta qualidade e incrivelmente úteis, o que significa que você pode promovê-los ao seu público-alvo com confiança.
Esses programas se destacam na multidão de programas de marketing de afiliados, pagando altas taxas de comissão e tendo regras de participação muito atraentes. Eles geralmente são rápidos de configurar e cheios de materiais que serão úteis para seus esforços de marketing de afiliados. Você pode encontrar uma página de vendas pré-escrita, banners, links de texto e muito mais.
O que também é muito importante é que esses programas geralmente estão repletos de conteúdo pré-fabricado valioso que você também pode usar para promover os produtos da empresa.
Se você está procurando alguns exemplos de empresas que oferecem altas taxas de comissão, dê uma olhada nestes:
Bluehost (até $188 por venda)
Hostgator (até $129 por venda)
SiteGround (até $100 por venda)
Há alguma desvantagem em programas de marketing de afiliados com altos salários? Não por si só, mas sim um desafio. Como existem muitos rivais no mercado, a competição é realmente acirrada – você precisa levar isso em consideração antes de mergulhar em programas de afiliados com altos salários.
Programas de marketing de afiliados com baixos salários
Como você pode imaginar, programas de marketing de afiliados com baixos salários são o oposto de programas com altos salários. A comissão que eles oferecem é geralmente muito mais baixa – apenas uma taxa de dólar de um dígito ou talvez dois por venda não é particularmente incomum para este tipo de programa.
Agora a questão é: por que alguém se daria ao trabalho de promover esses produtos? Bem, se for útil e valioso, não há razão para não promovê-los. Esta categoria inclui produtos ou serviços do tipo “devagar e sempre vence a corrida” – mesmo com baixas taxas de comissão, eles podem gerar renda estável ao longo do tempo com um número maior de vendas do que aquelas de alto valor.
Quais são as vantagens dos programas de marketing de afiliados com baixos salários? Muitas vezes, são muito fáceis de aderir, não requerem muita preparação e podem ser menos competitivos do que programas de afiliados com altos salários ou grandes volumes. A principal desvantagem é, obviamente, a taxa de comissão.
Programas de marketing de afiliados de alto volume
Qual é o princípio básico de um programa de marketing de afiliados de alto volume? Esses tipos de programas de afiliados permitem recomendar muitos produtos. Para cada venda ou lead, você recebe uma determinada taxa de comissão.
Existem dois benefícios principais em estar envolvido em um programa de marketing de afiliados de alto volume: em primeiro lugar, eles podem ser muito lucrativos devido a um grande número de vendas que geram ganhos totais relativamente grandes e, em segundo lugar, eles são ótimos se seu foco estiver na quantidade em vez de qualidade.
Quais são as principais desvantagens de programas de marketing de afiliados de alto volume ? Com uma comissão por venda bastante baixa, você precisa gerar mais renda de cada cliente do que com programas com altos salários para acumular uma renda decente. Isso pode ser difícil, já que a maioria das pessoas simplesmente não gera tráfego suficiente ou não possui recursos suficientes para tornar isso possível. Além disso, esses tipos de programas de afiliados costumam ser muito competitivos e saturados com muitos afiliados diferentes que os promovem, por isso é difícil se destacar na multidão.
Qual é a principal vantagem? Altos volumes significam mais vendas e mais taxas de comissões para você.
Programas de marketing de afiliados de baixo volume
Qual é o princípio básico de um programa de marketing de afiliados de baixo volume? O mesmo que com alto volume, mas com pagamento diferente por venda. A comissão para cada lead ou venda gerada pode ser muito baixa, por isso é importante promover muitos produtos para ganhar dinheiro decente com eles.
Quais são os benefícios? Programas de marketing de afiliados de baixo volume podem ser uma ótima maneira de ganhar algum dinheiro adicional – mesmo com apenas algumas vendas ou leads, você pode ganhar um dinheiro decente. Além disso, eles costumam ser mais sérios e confiáveis do que programas de afiliados com altos salários, e pagamentos baixos significam menos concorrência entre os afiliados que os promovem.
O que também é importante é que poucas pessoas ouviram falar deles, o que é uma ótima notícia para você porque há menos concorrência.
Como promover produtos através do marketing de afiliados?
É importante saber que, para ter sucesso ao promover os produtos ou serviços de outra pessoa, você precisa ter boas habilidades de redação. Seu conteúdo precisa envolver os visitantes e convencê-los que eles deveriam comprar a oferta do seu link em vez de ir diretamente. É mais fácil falar do que fazer e requer muita prática.
Para ter sucesso com esse modelo de negócio, você deve primeiro escolher o nicho certo para o seu site, porque é aí que todos os seus esforços serão recompensados no final. Em geral, se você deseja ganhar um bom dinheiro promovendo ofertas de afiliados, você deve ter um site sobre algo pelo qual outras pessoas além de você também sejam apaixonadas.
Quais são as melhores maneiras de direcionar o tráfego?
Há muitas maneiras de promover ofertas de afiliados – por exemplo, você pode usar mídias sociais ou publicidade paga. No entanto, a melhor fonte será o tráfego para o seu site, que por sua vez vem dos resultados dos mecanismos de pesquisa. É por isso que é realmente importante focar no SEO e na criação de conteúdo de alta qualidade, em vez de backlinks com spam.
Também é importante saber que quanto mais visitantes você tiver, melhores serão os resultados – portanto, o SEO compensa no longo prazo. Você pode começar a gerar dinheiro com marketing de afiliados mesmo que seu site atualmente não traga muito tráfego, mas você poderá gerar muito mais receita com o tempo, à medida que crescer e receber mais visitantes mensalmente.
Hoje em dia, a Internet está repleta de diversos programas que procuram afiliados. Como tal, é relativamente fácil encontrar pelo menos uma boa oferta que corresponda perfeitamente ao seu nicho e público-alvo. Você só precisa fazer uma pesquisa para encontrar o melhor que lhe trará mais vendas.
O que são redes de afiliados e como utilizá-las na promoção?
A maneira mais fácil de promover as ofertas de outras pessoas é ingressar em uma rede de afiliados que tem centenas (ou até milhares) de diferentes produtos a bordo. A adesão a essas redes geralmente leva menos de cinco minutos e você não precisa passar por um longo processo de inscrição.
Em geral, essas redes fornecem aos seus afiliados materiais promocionais que vêm na forma de banners ou links de texto, cabendo a você criar conteúdo exclusivo em torno deles e publicá-lo em seu site para obter o máximo envolvimento.
Algumas redes afiliadas também oferecem a capacidade de acompanhar seus resultados, para que você possa sempre ver quanto dinheiro cada produto traz e decidir se vale a pena promovê-lo ou não. A maioria dessas redes obtém uma pequena redução em sua receita – algumas cobram apenas 20-30%, por exemplo, o que é bastante razoável quando comparado com outros tipos de publicidade.
Cliques em links afiliados
A coisa mais importante a saber é que você não é pago por cada clique em seus links de afiliados. O pagamento geralmente só ocorre após uma compra feita por um cliente que clicou em seu site. É por isso que é realmente importante não usar truques baratos, como pop-ups ou botões de download falsos. Esses truques podem gerar mais cliques, mas não gerarão vendas.
Também vale a pena mencionar que alguns programas de afiliados pagam taxas de comissão mais altas para produtos mais caros e taxas mais baixas para itens mais baratos. Para esta temporada, vale a pena encontrar uma boa oferta com taxas de comissão sólidas.
Conversões de vendas em marketing de afiliados
O que você deve saber sobre vendas de afiliados? Assim como em muitos outros tipos de marketing, é muito importante focar na sua taxa de conversão. Se você obtiver mais cliques, mas menos compras (ou vice-versa), os números dirão o quão bem-sucedido você é na promoção de ofertas de afiliados e o que pode ser melhorado. Não existe solução mágica aqui: cada site tem seu próprio estilo, portanto não existe uma solução universal para todos.
Também vale a pena criar muitos conteúdos diferentes em torno de cada produto, porque muitas pessoas não compram algo imediatamente, logo após serem apresentadas a ele. Eles geralmente voltam mais tarde se acharem uma oferta interessante à primeira vista ou depois de ler alguns comentários.
Como você pode ver, o marketing de afiliados pode ser uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro online sem investir nada antecipadamente, e também é muito fácil para iniciantes porque tudo que você precisa é de um site ou blog que já traga algum tráfego. Se isso descreve sua situação atual, não hesite e comece hoje mesmo aderindo a um programa de afiliados e criando conteúdo exclusivo em torno dele – tanto os especialistas em SEO quanto os profissionais de marketing concordam que tal abordagem funciona muito melhor do que apenas enviar backlinks por toda a Internet.
Custos associados ao marketing de afiliados
Já mencionamos algumas vezes neste artigo que o marketing de afiliados pode ser não apenas uma estratégia de publicidade eficaz, mas também acessível, apesar de haver alguns custos associados a ele. Você também precisa levar em consideração que, pelo menos no estágio de preparação, pode ser necessário investir bastante tempo e recursos para fazer sua estratégia funcionar.
Custo do CMS
Você não pode ter um blog sem um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) e, sem um blog, talvez não consiga iniciar o marketing de afiliados. Quanto custa então um CMS?
Você pode escolher entre soluções gratuitas e pagas.
WordPress – gratuito
Wix – $16/mês para o plano básico + $20/mês para ter seu próprio nome de domínio
Weebly – diversas opções entre grátis e $25/mês
Blogger – gratuito
Tumblr – gratuito
Squarespace – a partir de US$ 12/mês
Se você está apenas começando e ainda não tem certeza se o marketing de afiliados ou blog é adequado para você, as soluções gratuitas podem ser menos arriscadas. Afinal, você pode ficar entediado com os blogs ou simplesmente ter outros planos e ideias no futuro.
Mas se você veio para ficar, as soluções pagas oferecem muito mais benefícios em termos de design e segurança. Eles também costumam ser mais compatíveis com dispositivos móveis do que as soluções CMS gratuitas disponíveis atualmente. Se você quiser ter ainda mais opções para personalização do seu blog, então pode valer a pena optar por soluções CMS headless.
Custo: gratuito até mais de $1.500/mês.
Custo de hospedagem
You need to host your blog somewhere, right? Here’s where hosting costs come into play. The cheapest solution for hosting is free. You can host your blog on WordPress.com for free or install it on a server of your choice and pay $12/month (starting price). You will need the latter if you want to have access to plugins.
Quanto ao custo de hospedagem do seu site, muitas soluções oferecem planos gratuitos. Os básicos geralmente vêm com anúncios, e é com isso que você deve se preocupar em termos de marketing de afiliados. Por que? Bem, você provavelmente não quer que seus anúncios concorram com outros que foram enviados, por exemplo, por um site. Google e adicionado ao seu site.
Então vale a pena investir em hospedagem paga? Existem algumas soluções que não custarão um braço e uma perna. Se o orçamento do seu site permitir, considere a hospedagem paga para obter mais benefícios, como melhor tempo de atividade e opções de segurança ou Criptografia SSL.
Custo: gratuito até $50/mês.
Custo do seu próprio domínio
No final das contas, você realmente quer ter seu próprio domínio, não é? Se o seu blog estiver hospedado em um domínio profissional e customizado, sua oferta poderá ser melhor percebida. Seu próprio domínio também permite que você execute uma marca consistente em todos os canais.
Você pode registrar um domínio por apenas US$ 5/ano, mas se quiser ter sua própria marca, faz sentido investir muito mais nisso. Os preços dos domínios dependem da extensão do domínio, do nome e do período pelo qual você vai comprá-lo. Normalmente, quanto mais tempo melhor em termos de preço.
Custo: $0 a $50/ano.
Custo de uma licença comercial
Isso é algo que você talvez nem tenha considerado antes. Você pode vender ou promover produtos afiliados e lucrar com isso sem ter uma licença comercial, mas é altamente recomendável obter uma no longo prazo. Isso aumentará a confiabilidade dos negócios aos olhos de seus leitores.
Existem diferentes tipos de licenças dependendo da sua localização e tipo de negócio, etc., então escolha a que melhor se adapta a você.
Custo: mais de $100/ano dependendo de onde você mora.
Custo de SEO
A otimização de mecanismos de pesquisa é essencial para qualquer site. Se você não tem seu próprio blog, o marketing de afiliados pode ser incrivelmente difícil sem o SEO. Você deve investir em pesquisas de palavras-chave para ter certeza de escrever conteúdo que reflita a intenção do usuário. É sempre útil ter alguns links que levem ao seu site também, para que você possa lutar por uma melhor visibilidade nos motores de busca. Você também deve ter algumas ferramentas à sua disposição para monitorar seu desempenho.
Como alternativa, existem muitos serviços que oferecem pacotes acessíveis para ajudá-lo a aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog, mesmo que seja um site recém-criado. Quanto custa isso? Bem, isso realmente depende de quão intenso é o pacote. No entanto, existem serviços que permitem que você realize SEO básico por apenas algumas centenas de dólares por mês. No entanto, os pacotes mais caros podem chegar perto de seis dígitos por ano.
Custo: $0 (bem, você não precisa fazer isso, não é?) a $5 mil/mês.
Custo da publicidade digital
Isso é obrigatório se você deseja que sua marca seja conhecida. Você precisará de promoção nas redes sociais, anúncios em diferentes plataformas e muito mais. Publicidade digital pode ser muito cara, mas há também estão disponíveis soluções para comerciantes afiliados que ainda não têm grandes orçamentos.
As agências de marketing digital oferecem pacotes acessíveis que incluem todos os tipos de anúncios digitais mencionados acima (campanhas de mídia social), bem como marketing em mecanismos de busca (SEM). Você deve considerar esta etapa com antecedência porque não é algo que você possa fazer depois que todo o resto tiver sido resolvido.
Custo: $0 a $500/mês.
Custo do teste UX
Como acontece com qualquer outra coisa no marketing de afiliados, isso dependerá da sua localização. No entanto, quando se trata de testes de UX, todos podem se beneficiar por ter sua própria ferramenta ou software que permite testar a experiência do usuário em seu blog, site ou aplicativo.
Os testes geralmente são feitos por profissionais que trabalham em agências de experiência do usuário e são pagos por hora pelo que fazem. Esses especialistas possuem ferramentas específicas que permitem rastrear como os usuários interagem com sites ou aplicativos, fornecendo insights valiosos sobre quais mudanças precisam ser feitas para um melhor desempenho.
Custo: $0 a $100/mês.
Custo do conteúdo
O conteúdo pode ser qualquer coisa, desde postagens em blogs, passando por vídeos do YouTube, até tweets em plataformas de mídia social. É um termo muito amplo que também inclui imagens e infográficos.
Com o marketing de conteúdo se tornando mais popular entre os comerciantes afiliados, existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo crie conteúdo exclusivo de alta qualidade sem a necessidade de contratar escritores ou agências caras para design gráfico. Você pode facilmente começar com novas ideias usando algumas ferramentas básicas gratuitas disponíveis online, mas se quiser levar sua marca a sério, é altamente recomendável investir em um plano premium envolvendo agências ou redatores.
Custo: $0 a $5.000/mês
Custo dos cursos de marketing de afiliados
Embora o marketing de afiliados não exija diplomas ou certificações, você ainda precisará aprender o básico. Felizmente, existem muitos cursos gratuitos online que podem ajudá-lo em tudo, desde escolher os melhores produtos para o seu público até escrever anúncios de alta conversão e assim por diante. Se você deseja se tornar um especialista nesta área, considere fazer alguns cursos de treinamento. O preço deles pode variar dependendo da qualidade e do valor que oferecem (mas lembre-se de que você recebe o que pagou).
Custo: $0 a $500/curso.
Conclusão
O marketing de afiliados demora um pouco para sair do papel. No entanto, se isso não gerar receita publicitária dentro de um período de seis meses, é hora de considerar uma reavaliação de sua estratégia.
É uma boa ideia investir em marketing de afiliados somente se você souber exatamente o que está fazendo e tiver certeza de que isso se adapta ao seu modelo de negócio ou tópico do blog. Se for esse o caso, o marketing de afiliados provará ser muito lucrativo para você.
Esperamos que nosso guia seja útil!