Uma marca B2B forte é o que separa um provedor de serviços de um provedor de soluções. Qualquer um pode prestar um serviço a um cliente, mas uma marca bem trabalhada cria relacionamento ao oferecer soluções. Uma empresa que leva a sério relacionamentos de longo prazo com os clientes deve dedicar tempo para desenvolver e manter uma marca forte.
Os clientes se lembram do logotipo da marca, dos fundadores ou de qualquer pessoa com quem sentem que criaram um relacionamento. Planeje sua marca com base no que seus clientes precisam e você poderá criar uma marca que os clientes lembrem.
Trata-se realmente de desenvolver o espaço que sua marca ocupa na mente do cliente e ter um sistema consistente de como você interage com esse cliente.
Além da marca, há uma implicação de vendas significativa para construir sua marca confiável online. Ao longo dos anos, a empresa descobriu que as interações pessoais de sua marca com seus clientes continuam sendo um dos fatores mais influentes para o crescimento do B2B.
Seus vendedores também exercem uma enorme influência sobre como os clientes veem a diferenciação de mercado e as propostas de valor para suas empresas. Construir uma marca confiável não é fácil ou acontece da noite para o dia, você deve reforçar sua marca ao longo de semanas, meses e às vezes até anos.
Você pode fazer isso por meio de acompanhamento por e-mail, reuniões presenciais e até mesmo marketing contínuo nas redes sociais para seus clientes ideais.
Uma das decisões que um empresário deve tomar é se você deve contratar uma equipe ou terceirizar freelancers para realizar seu marketing e mídia social.
Você está interessado em aumentar o reconhecimento de sua marca, mas está disposto a dedicar tempo e esforço para contratar as pessoas certas para isso? Mixbloom escreveu um artigo sobre os erros a serem evitados ao terceirizar suas mídias sociais. Este é um ótimo guia a seguir se você confiar em outra pessoa para construir relacionamentos confiáveis com seus clientes em potencial online.
As agências de vendas e marketing digital podem comunique mensagens importantes da marca B2B pela Internet e eduque seu equipe de vendas sobre como comunicar com eficácia as diferenças competitivas e propostas de valor para seus clientes.
Para construir uma marca B2B confiável, você precisa responder a esta simples pergunta: “Por que seus clientes escolhem você?”
Dicas para criar uma marca forte
No mundo de hoje, sua marca é sua identidade. Uma marca forte deve entreter, educar e inspirar seus clientes. Uma grande marca representa mais do que um produto; ele incorpora os valores centrais de uma empresa. Isso cria uma conexão emocional entre seus clientes e sua marca.
Aqui algumas dicas a serem consideradas ao construir uma marca:
Dica nº 1: tenha um ótimo produto
- Há um apelo em massa?
- Tem recursos exclusivos?
- Pode resolver um problema?
- Há demonstração ou transformação como resultado da produtos?
- Existem resultados comprovados?
- Você pode explicar como funciona e responder facilmente a perguntas sobre seu produto.
Refletir sobre essas questões pode ajudá-lo a ter uma ideia dos pontos fortes e fracos da sua marca. É perfeitamente possível ter um ótimo produto, mas não transmitir sua identidade como pretendido. É por isso que é uma boa ideia realizar testes, em aspectos como design de produto ou usabilidade, ao construir uma marca para ver se o que você construiu se traduz adequadamente para o público.
Dica nº 2: tenha boas habilidades de comunicação
B2B é sobre a construção de relacionamentos comerciais. Cada tática usada, seja marketing de CRM ou mídia social, tem o objetivo final de construir uma parceria comercial de longo prazo. As habilidades necessárias são sustentadas por excelentes habilidades interpessoais e uma filosofia focada em vendas, pois cada ação deve contribuir para o funil de vendas.
Ao considerar como você vai se comunicar com seus clientes e leads, você deve estar presente quando eles mais precisarem de você. Geralmente, é recomendável usar um chat ao vivo ferramenta para ajudar você a responder a perguntas comuns que as pessoas têm ao tentar entrar em contato com sua empresa.
Use as ferramentas de relacionamento com o cliente
Melhore suporte ao cliente com ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Por ter o ferramentas certas no lugar, você poderá continuar construindo relacionamentos e sua marca por meio de automação e sistemas.
Um sistema CRM (Customer Relationship Management) visa melhorar os contatos com clientes existentes e futuros. Ele funciona desde um escritório de vendas que atende chamadas de clientes em potencial, passando pelo agendamento de reuniões de vendas, até o atendimento ao cliente e suporte técnico após uma venda.
Existem também muitas outras ferramentas que você pode usar para se comunicar com seus clientes, como:
- Seu site pode ter um chat ao vivo que estará lá para responder às perguntas dos usuários.
- Configure um helpdesk para tornar mais fácil para seus clientes entrarem em contato com você para obter suporte.
- Envolva e incentive os clientes a interagir com seu produto nas redes sociais.
- Saiba como se conectar e responder rapidamente aos clientes sobre seu produto quando eles mais precisam de você.
- Facilite o preenchimento de um formulário, a resposta a uma pesquisa ou um teste no seu site e entre em contato com você quando tiverem dúvidas.
Como uma marca B2B em crescimento, você sempre desejará estar presente para as dúvidas, preocupações e até mesmo reclamações de seus clientes. Se o seu cliente tiver uma reclamação ou precisar de algo consertado, ele desejará ter acesso fácil ao seu atendimento ao cliente.
Recomendamos a leitura de um artigo sobre como buscar ativamente as reclamações de seus clientes e monitorar sua marca o que ajudará você a preparar a empresa para corrigir quaisquer problemas que surgirem.
Benefícios de uma marca B2b forte
Sua marca é um dos ativos mais valiosos da sua empresa.
- Reconhecimento do cliente. Ter uma marca forte funciona para construir o reconhecimento do cliente.
- Vantagem competitiva no mercado. Sua marca é o que diferencia você no mercado. Quando os clientes reconhecem e apoiam sua marca, isso ajuda a dar uma vantagem competitiva à sua empresa.
- Fácil introdução de novos produtos. Quando você já tem uma marca forte e clientes leais, muitas vezes é mais fácil e barato introduzir novos produtos ou testá-los antes de investir mais neles.
- Lealdade do cliente e valores compartilhados. O reconhecimento e a elevação que uma marca forte constrói contribuem para uma maior fidelidade do cliente. Os clientes são atraídos por marcas com as quais compartilham valores.
- Maior credibilidade e facilidade de compra. Ter uma marca forte e conhecida aumenta sua credibilidade com os clientes, seu setor e o mercado como um todo.
- Cadastros mais rápidos. Agora, quando alguém já ouviu falar de você antes e você os envia para o seu funil, é muito mais provável que eles se inscrevam e comprem algo porque já confiam em você.
O que é estratégia de marca B2B
A estratégia de marca B2B é um plano de longo prazo que descreve quem você é como empresa, o que sua marca representa no mercado, o que você faz, a quem você atende, para onde está indo no futuro e, o mais importante, como você vai chegar lá.
Outra palavra para essa clareza é visão. Por que isso é importante? Porque quando as marcas são geridas de forma criteriosa, têm a capacidade de reforçar as vantagens competitivas de uma empresa e proporcionar enormes retornos financeiros.
Ao definir a estratégia de sua marca, você também deve considerar o Net Promoter ou Net Promoter Score (NPS), que é uma ferramenta de gestão que pode ser usada para avaliar a fidelidade do relacionamento com os clientes de uma marca. Serve como uma alternativa à pesquisa tradicional de satisfação do cliente e afirma estar correlacionada com o crescimento da receita.
Recentemente escrevi um artigo sobre NPS e como ele é eficaz para o sucesso do cliente. Certifique-se de usar o NPS para continuar construindo relacionamentos mais fortes com seus clientes.
Usar este guia rápido para planejar sua estratégia de marca;
Passo nº 1 – Certifique-se de que o relacionamento com o cliente seja sua principal prioridade
Passo nº 2 – Crie uma equipe confiável em torno de sua marca que se preocupa com seu sucesso
Passo nº 3 – Configure sistemas e automação adequados para continuar construindo relacionamentos automaticamente
Etapa 4 – Continue acompanhando seus clientes em potencial até que eles estejam prontos para comprar (use uma ferramenta como o Albacross para identificar seus leads interessados e continue entrando em contato e acompanhando).
Etapas para uma marca B2b de sucesso
Todos os dias, as marcas lutam por participação no mercado, pela atenção de seus clientes em potencial e por vendas. O mercado está saturado com tantas empresas que vendem exatamente os mesmos produtos ou os mesmos tipos de produtos que seus concorrentes – e apenas os mais fortes sobrevivem e prosperam.
Dica #1: Uma marca de sucesso
- Envolve o seu público-alvo;
- Diferencia sua empresa da concorrência;
- Cria clientes e funcionários fiéis que defendem sua marca;
- É simples, cheia de alma e inspiradora.
Dica nº 2: Construindo seu relacionamento com a marca
Pesquisas recentes da Gallup mostraram que o processo de formação de conexões emocionais não começa quando os consumidores experimentam a marca. Em vez disso, as conexões emocionais começam a tomar forma a cada encontro com a marca que leva ao teste.
- Os melhores clientes são clientes fiéis: aqueles que veem valor intrínseco em sua marca e que optam por permanecer para continuar aproveitando seus benefícios.
- Confiança – As pessoas confiam em você quando sabem o que esperar… e quando as coisas que eles estão esperando são boas. Ser consistente.
- Seja autêntico – Isso começa desde o início, quando você lista seus valores corporativos, nomeie sua empresa, crie seu logotipo e muito mais. Pessoas verá através de um ato, seja você mesmo.
- Paciência – leva tempo para uma pessoa reunir todos os informações que eles precisam saber sobre sua marca antes de decidirem confiar nela. Entenda isso e saiba que a fidelidade do cliente vale o esforço… e a espera.
- Esteja atento às pequenas coisas – não se trata apenas de como você interage durante o processo de vendas. É também sobre o apoio que você oferece em momentos difíceis, as informações valiosas que você fornece diariamente, a gratidão que você expressa e todas as outras pequenas coisas que sua marca faz para provar que é capaz de grandes coisas.
Dica nº 3: conte sua história
A uma história de marca atraente dá ao seu público uma maneira de se conectar com você, uma pessoa para outra, e para ver o seu negócio como ele é: uma vida, respiração entidade dirigida por pessoas reais que oferecem valor real.
- Incorpore sua história na mensagem da marca – Esta é uma ótima abordagem, pois explora o “coração e a alma” de uma empresa, a ideia original ou conceito que inspirou a visão do que se concretizou.
- Construa sua marca pessoal. Lembre-se de como uma história é infundida com personalidade?
- Seja ativo nas redes sociais. Histórias se espalharão através do poder de mídia social.
- Conte a história em todos os lugares (como site, mídia social, e-mail e conteúdo)
- Incentive seus clientes a contar a história.
Dica nº 4: promova respeito e lealdade
Construir relacionamentos leva tempo, mas crescer e mantê-los a longo prazo exige perseverança, energia e propósito.
- A fidelidade do cliente é a chave para um esforço de vendas bem-sucedido – A fidelidade do cliente resulta de clientes satisfeitos, com base no recebimento de produtos ou serviços de qualidade entregues de maneira profissional e oportuna (e tratados de maneira profissional e oportuna caso surja um problema).
- Faça os membros da comunidade se sentirem incluídos
- Sempre atenda aos novos membros
- Capacite e apaixone os campeões da comunidade
- Exclua Membros
- Ajude as pessoas a alcançar uma meta ou sonho
A lição de marca B2B:
A marca B2B está mudando. Estratégias de vendas e marketing fortes e poderosas estão sendo ampliadas com propósito e significado por meio de estratégias de marca de última geração.
Criar e sustentar uma marca de sucesso não é fácil. Requer planejamento e implementação estratégicos consistentes e cuidadosos, além de estar sempre vigilante para garantir que a marca seja sempre nova e relevante.
Uma marca é algo precioso. Não importa quão grande ou pequeno, é a essência de uma empresa – e deve ser tratado com cuidado. Ele precisa ser nutrido, alimentado e cuidado como a entidade viva e dinâmica que é. Mas nas operações diárias da administração de um negócio, pensar na “marca” pode facilmente ficar em segundo plano.
Em muitas empresas, este é o estado constante:
- A equipe de marketing está ocupada divulgando conteúdo.
- A equipe de vendas está ocupada fechando negócios.
- A equipe de contabilidade está muito focada em garantir que todos sendo pago.
Mesmo aqueles que têm know-how e visão para cuidar da marca são levados a focar no aqui e agora. Mas para que uma marca cresça e prospere, alguém deve tomar as rédeas ativamente.
Acreditamos que ter a equipe certa em torno de sua marca o ajudará a construir relacionamentos incríveis que, em troca, aumentarão as vendas. Se você é proprietário de uma empresa e está lendo este artigo, coloque sua equipe em primeiro lugar e, se desejar, use este guia para ajudá-lo a definir metas de equipe e garantir que sua equipe entenda a estratégia de negócios de sua empresa no futuro.
Compartilhe este artigo