Embora as pessoas os usem de forma intercambiável, os termos associado e afiliado não são os mesmos. Continue lendo para aprender sobre as diferenças entre os dois e como elas se aplicam ao marketing online, bem como a outros campos.
O que é um associado?
Um associado é uma pessoa ou entidade legal que está ligada a outra pessoa (por exemplo, um colega de trabalho) ou entidade (por exemplo, uma empresa). O sucesso de ambos é considerado uma joint venture. Embora possa ser considerado mais próximo de uma parceria, ainda vem com um conjunto de regras que todas as partes devem seguir.
No contexto do marketing online, os profissionais de marketing associados são aqueles que fazem parceria com uma entidade comercial para promover sua mensagem ou produto. Às vezes, eles podem ser o “rosto” de uma empresa e interagir com os clientes e construir relacionamentos. Um associado geralmente é uma pessoa que conquistou o respeito de seus seguidores, muitos dos quais estão dispostos a confiar e ouvir seus conselhos.
Tome o Programa de Associados da Amazon como exemplo. As pessoas que se inscreveram no programa promovem os produtos da Amazon para sua base de público geralmente por meio do marketing de conteúdo. Embora o Programa de Associados da Amazon não especifique limites de tráfego, outras associações de associados podem vir com o requisito de atender a um mínimo definido pela empresa.
O que é um afiliado?
Uma afiliada é uma pessoa física ou jurídica vinculada contratualmente a outra organização. No contexto do marketing de afiliados, afiliados independentes podem ser profissionais de marketing individuais ou empresas que anunciam produtos ou serviços em nome de uma marca. Os afiliados têm um relacionamento comercial com as marcas por meio do programas de marketing de afiliados. Os membros afiliados recebem uma comissão pelos produtos que ajudam a vender, geralmente por meio de links afiliados.
Na esfera do marketing online, o marketing de afiliados tornou-se cada vez mais popular ao longo dos anos graças à sua disponibilidade, baixos custos iniciais e alto ROI.
Para que um programa de afiliados funcione, três partes diferentes devem estar envolvidas:
O criador do produto – Uma empresa que cria e vende produtos ou serviços. O criador do produto não precisa ser um membro ativo do processo de publicidade, desde que tenha um intermediário entre os clientes e eles mesmos.
O afiliado – Geralmente um contratado que comercializa produtos ou serviços criados pelo criador do produto. Os afiliados geralmente atuam em nichos onde possuem interesses específicos e são bem vistos por seus seguidores. Cada afiliado tem um canal de comunicação preferido, onde eles aumentam seu público e se envolvem com eles. Uma coisa importante a lembrar é que os afiliados devem sempre divulgar seu relacionamento com os clientes para os quais estão anunciando.
O consumidor – A pessoa mais relevante das três. Este é o cliente final para quem o mercado de afiliados. Quando um consumidor segue um link de afiliado para a página de checkout do comerciante e conclui uma compra, o afiliado que o indicou recebe uma comissão.
Um exemplo de afiliado independente seria um influenciador de mídia social. Eles criam conteúdo e, como parte da rede de afiliados de uma marca, anunciam produtos para seu público. Quando os membros do público fazem uma compra, o influenciador recebe uma parte da receita como comissão.
Qual é a diferença entre um afiliado e um associado?
As diferenças entre os afiliados e os associados são muitas vezes confusas. Embora ambos possam anunciar produtos para seus públicos, os associados tendem a atuar como especialistas em suas respectivas áreas, enquanto os afiliados podem ser considerados intermediários entre a entidade empresarial e seus clientes.
Outra diferença é que, no caso dos associados, os clientes não precisam comprar um produto específico que o associado anuncia para receber uma comissão. O cliente só precisa fazer uma compra usando o link do associado. Por outro lado, os afiliados comercializam um determinado produto usando um link de referência e recebem uma parte da receita feitas com as vendas desse produto exato.
Frequently Asked Questions
Quais são as diferenças entre associados afiliados e empresas subsidiárias?
A principal diferença entre os dois é o nível de propriedade de uma empresa-mãe sobre as ações. Nas empresas subsidiárias, a entidade controladora tem controle majoritário sobre as ações da subsidiária. Em alguns casos, a controladora de uma empresa subsidiária pode até ter controle sobre todas as ações da subsidiária. Por outro lado, uma empresa afiliada tem uma participação menor das ações controladas por uma empresa-mãe. A empresa afiliada ainda é a entidade que controla a maioria de suas ações.
Qual é a diferença entre Amazon Associates vs Amazon Affiliates?
Os associados da Amazon recebem uma comissão mesmo que um visitante não compre um produto específico ao qual está vinculado. A longo prazo, isso pode potencialmente resultar em maior renda para os associados, com comissão entre 4% a 8,5% por venda. Os Afiliados da Amazon ganham apenas quando um cliente compra um produto para o qual possui links de afiliado, com as comissões dependendo do acordo entre os afiliados e a empresa para a qual estão comercializando.
Qual é a diferença entre associação e afiliação?
As pessoas costumam usar esses termos como sinônimos; no entanto, a principal diferença entre os dois está no tipo de relacionamento que descrevem. A associação geralmente indica uma relação comercial mais casual, mais próxima de uma parceria, enquanto a afiliação pode ser entendida como um acordo contratual mais rigoroso.
Os afiliados são considerados funcionários?
Embora os afiliados possam ser empregados pelas empresas para as quais anunciam, na maioria das vezes são contratados independentes.